Muitas pessoas estão confusas sobre se um pitbull é uma raça ou exatamente o que é um “pitbull”. Pitbulls (ou Pit Bulls) são talvez os mais mal compreendidos e mal identificados de todas as raças de cães e há uma boa razão para isso – pitbulls não são uma raça!
O Nome do Pit Bull
O termo “pit bull” refere-se a um tipo mal definido de cão, em vez de uma raça. O termo “pit bull” teve origem nas Ilhas Britânicas no início dos anos 1800, quando surgiu o esporte bárbaro da “isca de touro”. A isca de touro envolvia amarrando um touro a uma estaca de ferro que lhe dava cerca de um raio de 30 pés para se mover, soprando o nariz do touro cheio de pimenta para enfurecer o animal, e então colocar cães nele para imobilizar o touro para entretenimento público. O esporte foi banido em 1835, mas foi a partir deste esporte que surgiu o termo “pit bull”. Os cães usados no esporte eram buldogues ingleses e, em seguida, buldogues ingleses cruzavam com terriers.
O que é um Pitbull?
Hoje há pelo menos cinco raças de cães que são comumente mal identificados e agrupados na categoria de cães do tipo pitbull: o bull terrier inglês, o bulldog americano, o boxeador, o pit bull terrier americano e o americano Staffordshire terrier. “Pitbulls ou pit bulls” não são reconhecidos como uma raça pelo American Kennel Club (AKC). O United Kennel Club reconhece uma raça conhecida como pit bull terrier americano, no entanto, o termo “pit bull” é comumente usado para se referir a cães de raça mista com certos traços físicos, como um corpo muscular e cabeça larga.
Um caso de identidade equivocada
Curiosamente, abrigos de animais em toda a América hoje estão se afastando de tentar identificar qualquer cão por raça porque a identificação da visão provou ser extremamente não confiável. Muitas combinações diferentes de raças podem parecer um “pit bull”. Aqui na Fundação Animal, testamos DNA de muitos de nossos cães que estão na categoria filhote de pit bull e encontraram cocker spaniel, boxeador, golden retriever, bulldog, pastor alemão, boston terrier, e muitas outras raças em sua herança. Para alguns cães, atribuir até mesmo uma raça principal é um desafio. Com base na pesquisa que existe – foi demonstrado que quase 90% dos cães de abrigo identificados visualmente como uma raça não são identificados com precisão – e nossas próprias experiências, não tentamos mais atribuir uma raça a qualquer cão, a menos que eles venham com documentos de registro de raça.
Espero que isso responda à pergunta: “Um pitbull é uma raça?” E da próxima vez que você ver ou ler sobre um cão referido como um “pit bull” você vai se lembrar que realmente não existe tal coisa como um pit bull ou uma raça de cão que é um pitbull. As chances são de que o cão é um “Heinz 57” ou uma das várias raças mencionadas acima